Catéter

Ontem, sexta, foi dia de colocar o catéter. A primeira sessão de quimio fiz sem ele, mas a enfermeira disse que seria necessário para a próxima sessão.
Fiz no Vitória Apart com o Dr. Bruno Prezotti, um amor de pessoa, super tranquilo. Eles me deram um soninho e eu não vi naaaaada. Deus me livre! Mesmo todos dizendo que é uma cirurgia simples, pode haver complicações. Fiquei sabendo hoje que o dono de uma empresa onde trabalhei implantou essa semana e teve o pulmão perfurado (por outro médico). Imagina isso! O Gianecchini teve complicações também, teve hemorragia. 😦

Sobre o catéter, algumas informações interessantes:

“A finalidade do cateter para quimioterapia é evitar os efeitos dos medicamentos (quimioterápicos) nas veias dos braços, que podem causar inflamação das mesmas e dor no momento da aplicação. No futuro isto pode determinar uma dificuldade em puncionar as veias, inclusive a coleta de sangue para exames. Outra complicação que pode ocorrer quando se administra o quimioterápico é a ocorrência de extravasamento do mesmo com necrose dos tecidos do braço.

1.O cateter é colocado no centro cirúrgico sob anestesia local com ou sem sedação venosa (administração de remédios na veia para deixar o paciente mais tranqüilo). Geralmente é colocado logo abaixo da clavícula, normalmente do lado direito. Em pacientes com câncer de mama do lado direito, o cateter é colocado no lado esquerdo. É necessário um jejum de seis horas, inclusive para líquidos, antes da colocação do cateter.
2.Tecnicamente o cateter é colocado, geralmente, em uma veia que passa próxima a clavícula, chamada veia cefálica. É introduzido de 15 a 20 cm até ficar em uma veia calibrosa chamada veia cava superior, localizada próxima ao coração.
3.O cateter fica totalmente embaixo da pele, não ficando nada exposto. O paciente pode dormir em qualquer posição que o mesmo não se desloca. Suas atividades diárias podem ser realizadas normalmente”

Não tenho certeza se é exatamente esse o que foi implantado, mas o médico mostou um dia desses e é muito parecido. Ainda estou com o curativo. Confesso que estou com “gastura” de tirar….

2 comentários em “Catéter

  1. Selma Kaiser de Sousa disse:

    Zê, essa “gastura” eu senti durante muito tempo depois da implantação do meu marcapasso. Depois acostumei, mas as pessoas sentem essa agonia quando tocam no lugar e “sentem” aquele sabonete embaixo da pele…rsrs
    Beijo grande.Saudade.

  2. Erika DalCol disse:

    Voce vai tirar de letra!! Ja tirou, ne? Beijos

Deixe um comentário

