Biópsia da medula

Hoje foi dia de biópsia da medula no Vitória Apart Hospital. Não doeu nada na hora, contradizendo o que a moça da Unimed falou, rsrsr. Fui sedada e segundo a enfermeira perguntei coisas para a médica sobre remédio e tal que até agora não consigo me lembrar, rsrsrs. Que perigo falar besteira, heim?
Bom, fica bem dolorido depois, é perto do popô e estou andando mancando, no estilo “tá raso, tá fundo”, rsrsrs.

Ronald pegou a mostra do exame para levar para o laboratório e disse que parecem dois grãos de arroz crus, um pela metade, rs.

Nossa, dureza foi o jejum…que já era quase 11h e eu sentindo um cheiro de alho frito de dar nó no estômado, de tão cheiroso! Achei até que fosse coisa da minha cabeça porque Ronald não estava sentindo nada. Mas era sim de um restaurante ali pertinho, rs.

Bom, achei uma descrição de como é esse exame. Tem vídeo também, mas se eu assistir a essas coisas nas minhas condições, a pressão vai abaixo de zero, rs.

“A medula óssea é o tecido mole que se encontra no interior dos ossos. É aí que se fabricam as células sanguíneas do organismo e onde a maioria delas amadurece antes de entrar na circulação sanguínea.

A biopsia da medula óssea implica a colheita de uma amostra de medula, que se pode realizar sob anestésico local. Em geral, a amostra é extraída do osso da anca ou, mais raramente, no esterno.

A biopsia é uma técnica simples que consiste na extracção de duas amostras de tecido através de duas agulhas distintas.  Na primeira, através de aspiração por agulha são extraídos o líquido e as células que rodeiam a medula, geralmente da anca, e menos frequentemente do esterno.

Na segunda, utiliza-se outra agulha para extrair uma pequena parte da própria medula óssea, da anca/bacia. Esta intervenção pode ser dolorosa, pelo que se recomenda que os doentes tomem analgésicos antes de o efeito da anestesia local desaparecer.  Por vezes, o doente sente dor ou desconforto durante um dia ou dois após a biopsia, pelo que pode ser necessário tomar analgésicos durante este período.

A medula óssea extraída durante a biopsia é examinada ao microscópio. Desta forma, é possível dizer se existem células do linfoma na medula óssea”.

Esta entrada foi postada em Exames.

4 comentários em “Biópsia da medula

  1. Selma Kaiser de Sousa disse:

    Muito bom vc se informar sempre, e acompanhar o que está acontecendo dentro do seu corpo.Sempre achei que a informação é muito necessária num momento delicado…Estou do seu lado, de coração. Bj

  2. Kênia Vaz disse:

    Muito interessante.. eu tb não ia querer ver! Eu imaginei que doesse tb, ainda bem que é sedada né…Será que pra doar a gente sente dor tb?? Ou não??… Vou pesquisar!! Beijokas Zezinha

  3. Fabiola-regina disse:

    Gostei do seu poste, eu fiz TB a colheita da medula óssea hoje, mas a minha doeu um pouco, pq os médicos sentiram dificuldades de anestesiar o osso.. Apos a anestesia senti uma dor e desconforto. Em casa a gente anda que nem uma anta RS.. Acho que amanha estarei melhor. Mas tudo o que disse foi verdade. Estamos juntos!

Deixe um comentário

